Projeto CLE
Está sendo desenvolvido nas turmas da Tia Kátia Beatriz e da Tia Lu (2º Período) o Projeto CLE - Alfabetização.
A metodologia CLE (Concentrated Language Encounter) surgiu a partir de reflexões que buscavam uma forma de eliminar o fracasso escolar. Esse método tem como proposta mudar o processo tradicional na sala de aula, no qual o professor dirige todas atividades e os alunos têm poucas oportunidades de interagir entre si. Para tanto, são desenvolvidas atividades em que os alunos aprendem a ler e escrever ao mesmo tempo que adquirem habilidade não-linguísticas, úteis para sua vida cotidiana. Assim, passar a gostar de ler e escrever e se tornam agentes da própria aprendizagem.
Na Turma da Tia Kátia Beatriz a atividade está sendo desenvolvida com o livro: "Um Amor de Confusão". Na primeira etapa do Projeto a professora apresentou o livro para a turma e fez a leitura compartilhada da história. Em seguida, a fim de que todos compreendessem o significado do texto, as crianças dramatizaram a história, todos estavam caracterizados como os personagens (utilizando materiais confeccionados pelos alunos). Vejam só como foi:
A metodologia CLE (Concentrated Language Encounter) surgiu a partir de reflexões que buscavam uma forma de eliminar o fracasso escolar. Esse método tem como proposta mudar o processo tradicional na sala de aula, no qual o professor dirige todas atividades e os alunos têm poucas oportunidades de interagir entre si. Para tanto, são desenvolvidas atividades em que os alunos aprendem a ler e escrever ao mesmo tempo que adquirem habilidade não-linguísticas, úteis para sua vida cotidiana. Assim, passar a gostar de ler e escrever e se tornam agentes da própria aprendizagem.
Na Turma da Tia Kátia Beatriz a atividade está sendo desenvolvida com o livro: "Um Amor de Confusão". Na primeira etapa do Projeto a professora apresentou o livro para a turma e fez a leitura compartilhada da história. Em seguida, a fim de que todos compreendessem o significado do texto, as crianças dramatizaram a história, todos estavam caracterizados como os personagens (utilizando materiais confeccionados pelos alunos). Vejam só como foi:
Nenhum comentário:
Postar um comentário